\DAltimas not\EDcias :
Home » » Leandra Migotto Certeza jornalista com OI conta sobre seu

Leandra Migotto Certeza jornalista com OI conta sobre seu

Written By Fatima Santos on terça-feira, 2 de agosto de 2011 | 11:08


Reconhecimento profissional


Queridas e queridos,

Olá! Como vão? É com muita alegria e emoção que publico mais um importante reconhecimento profissional. Para quem acompanha a minha trajetória, além dos trabalhos que fiz (ver currículo ao lado) recebi dois prêmios internacionais, fui responsável por uma revista sobre educação durante os últimos 7 meses, e agora continuo a minha carreira como consultora.

Todo esse processo só foi possível devido ao imenso apoio, grande dedicação e incondicional amor que a minha adorável família e amigos sempre me proporcionarem com carinho. Para quem me viu caber na 'palma de uma mão' e ter os dias contatos pelos médicos, deve ser bem significativo saber, que fizeram parte da minha história de sucesso, pela garra e determinação que sempre tiveram ao acreditar em meu potencial.

Cada um e uma sabem do papel determinante que têm em minha vida! Vocês são extremamente especiais porque são únicos e únicas! Tenho as melhores lembranças de cada momento que vivemos e de como foram importantes para o meu crescimento profissional e pessoal.

Agradeço, do fundo do meu coração, por cada gesto de carinho, apoio financeiro, e incentivo durante 33 anos. Espero continuar proporcionando mais alegrias para muitas pessoas, pois não sou pior ou melhor do que ninguém. E tenho MUITO o que aprender ainda! Apenas sigo o meu caminho com humildade e alegria, pois a vida é um desafio trágico e gostoso que eu amo! Sou FELIZ!

Beijos estalados e abraços apertados,



São Carlos, 11 de novembro de 2010.

Em 29 de outubro de 2010 contamos com a presença da jornalista Leandra Migotto Certeza que proferiu a conferência de encerramento da XVI Semana de Estudos em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos, no campus de São Carlos, SP. O tema de sua conferência foi "Pessoas com Deficiência e Direitos Humanos".

Os recursos utilizados pela conferencista trouxeram dinamicidade e tornaram a conferência mais interativa e rica, pois a mesma utilizou-se de vídeos breves, apresentação de imagens para reflexão, bem como de slides contendo as principais idéias de sua apresentação.

Durante toda a conferência a platéia foi convidada a se colocar, a dar suas opiniões, o que possibilitou a troca de impressões e uma maior aproximação entre conferencista e espectadores, que não foram ouvintes passivos, mas sujeitos ativos naquela conversa.

Leandra desenvolveu de maneira clara, concisa e bem ilustrada o conceito da deficiência como um dos aspectos da diversidade humana, assim como gênero, etnia, condição social, faixa etária, orientação sexual, nacionalidade, religião, cultura, opinião política e até mesmo filosofia e estilos de vida.

Na sua conferência foram problematizados os estereótipos sociais da pessoa com deficiência, onde ora aparece como heroína, ora como vítima de uma tragédia pessoal e portanto merecedora da caridade. Para romper com esses estereótipos é necessário incluir a questão da cidadania, da dignidade humana e dos direitos das pessoas com deficiência.

Nesse sentido foram trazidas informações fundamentais como o panorama mundial das pessoas com deficiência, a Convenção Internacional dos direitos das pessoas com deficiência (da qual o Brasil é signatário), a importância do desenho universal e da equiparação das oportunidades na inclusão das pessoas com deficiência de forma efetiva na vida social.

Leandra tem uma grande capacidade de se comunicar com o público pela sua simpatia e clareza de idéias, e o fato de ser uma pessoa com deficiência com uma trajetória bem sucedida na vida escolar, afetiva e profissional traz grande autenticidade à sua apresentação, pois seu discurso reflete sua experiência de vida.

Dessa forma, uma conferência sobre esse tema proferida por uma pessoa sem deficiência talvez não tivesse a mesma força e o mesmo impacto junto aos espectadores, que certamente saíram deste encontro bastante mobilizados acerca da temática apresentada.


Stella Maris Nicolau

Docente do curso de Terapia Ocupacional da
Universidade Federal de São Carlos
Coordenadora da XVI Semana de Estudos em
Terapia Ocupacional da UFSCar

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Departamento de Terapia Ocupacional
Rod. Washington Luís, Km.235-C.P.676-CEP 13565-905-São Carlos-S P
Tel./Fax: (0xx16) 3351-8342 - Tel: (0xx16) 3351-8342 e 3351-8344

Share this article :

0 Comments:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !










 
Copyright © 2011. ANOI - All Rights Reserved
Em desenvolvimen por: UPINF