\DAltimas not\EDcias :
Home » » 26º Encontro do Rio de Janeiro

26º Encontro do Rio de Janeiro

Written By Fatima Santos on quinta-feira, 26 de setembro de 2013 | 18:17

No Rio de Janeiro, 21 de setembro de 2013, dia nacional de luta das pessoas com deficiência, o núcleo Rio de Janeiro da Associação Brasileira de Osteogêneses Imperfeita – ABOI realizou seu 26º encontro no Instituto Fernandes Figueira- IFF (CROI- RJ), localizado na Av. Rui Barbosa nº 716, Flamengo, RJ.
José Carlos Geraldo dos Santos, atual presidente do conselho deliberativo da ABOI fez a  abertura do encontro enfatizando o valor da socialização e a  relevância do conhecimento dos direitos da pessoa com deficiência para o exercício da cidadania e para melhoria da  sua auto-estima. Lembrou que os encontros anteriores foram voltados para parte física e biológica. Destacou que neste encontro  o propósito foi levar a  reflexão e a construção de uma consciência crítica do que precisamos fazer para melhorar nossas vidas, conhecer nossos direitos e finalmente definir ações para melhorar independência e inclusão social.
Segundo Aglae Celestino (assistente social) que apresentou o tema Construindo a nossa inclusão diariamente, a incluir significa dizer eu me importo, mesmo que outros não se importem; Incluir significa facilitar o acesso de quem estava do lado de fora de um processo: pode ser da escola, do mercado de trabalho, da comunicação digital ou do convívio social; Incluir significa tomar partido e não ser indiferente; Incluir significa mobilizar esforços e buscar parceiros para mudar um quadro de exclusão; Incluir significa aceitar as pessoas como elas são, porque no fundo queremos ser aceitos como somos; Incluir significa agir e não esperar que as coisas mudem por si só; Incluir significa buscar saídas criativas para situações de exclusão, mesmo que pareçam não ter saída.
Dra Antilia Januária Martins, assistente social do Instituto Fernandes Figueira _ IFF, apresentou os Direitos da Pessoa com Deficiência e Doença Crônica, a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde - CIF (OMS, 2001). Apresentou também os tipos de deficiências de acordo com  Decreto nº 3.298/99; Decreto nº 5.296/04 ;  Deficiência visual,  mental, física, auditiva e múltipla. Para as doenças crônicas usou o conceito de acordo com (Stein et al., 1993). Por fim apresentou os benefícios em slide com fotos de cartão, decretos e a Elegibilidades e os Procedimentos para a aquisição de pelo menos 17 benefícios e direitos e um resumo com as possíveis dificuldades.

O projeto de apoio e Acessibilidade – Osteogênese Imperfeita ( OI ),  apresentado pela assistente social Maria de Fátima Benincaza dos Santos, coordenadora do núcleo RJ / ABOI é fruto das experiências ao longo do tempo. O objetivo é capacitar voluntários e criar grupos de apoio às mães/pais com os cuidados do bebê, de visitação,  de orientação ao adolescente e ao jovem e  de organização de eventos. Ao longo do ano serão promovidas oficinas de trabalhos com  orientação especializada para promover a inclusão, a reabilitação e a capacitação das pessoas que se inscreveram para ser voluntários. Mostrou alguns recursos e serviços que proporciona ou amplia habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente a promove vida independente e inclusiva.
Share this article :

0 Comments:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !










 
Copyright © 2011. ANOI - All Rights Reserved
Em desenvolvimen por: UPINF