\DAltimas not\EDcias :
Home » » Hastes Telescopadas

Hastes Telescopadas

Written By Fatima Santos on segunda-feira, 29 de novembro de 2021 | 20:32

 

A Osteogênese imperfeita - OI (CID-10: Q78.0) é uma doença rara dos ossos, de origem genética, caracterizada em especial pela fragilidade dos ossos que acabam sofrendo fraturas de repetição. As fraturas podem ocorrer mesmo sem causa aparente. A prevalência estimada é de 1/10.000 na população geral. A Osteogênese imperfeita-OI é causada por mutações que ocorrem nos genes responsáveis pela síntese ou processamento do colágeno, que é essencial na formação dos ossos. Com isso há uma expressiva diminuição da massa óssea, desencadeando diversas lesões. Hereditariedade: Autossômica dominante ou Autossômica recessiva. As fraturas de repetição requerem internação hospitalar, e muitas vezes, cirurgias ortopédicas corretivas das deformidades ósseas decorrentes das fraturas.

Só para citar algumas, a pessoa com Osteogênese Imperfeita-OI, apresenta importante dificuldade de locomoção, em sua maioria, dado os problemas músculo-esqueléticos e articulares que podem ser resultado de fraturas por compressão da coluna ou fraturas não consolidadas.

A frouxidão articular ou flexibilidade articular excessiva impõe aos joelhos e tornozelos uma pressão ao longo dos anos aliada a deformidades das pernas por encurtamento em decorrência das fraturas.

Os procedimentos cirúrgicos corretivos com a colocação de Hastes telescopadas são primordiais na prevenção das deformidades causadas pelas fraturas recorrentes na pessoa com Osteogênese Imperfeita. A colocação da Haste Telescopada, permite que a criança com Osteogênese Imperfeita cresça em estatura além de um suporte maior de resistência ao osso. Possibilita também sua breve recuperação de autonomia e retorno as atividades.

A evolução das técnicas em cirurgias na especialidade ortopédica, tem garantido exitosos resultados, corrigindo deformidades e proporcionando o máximo de funções e qualidade de vida nas atividades das pessoas com esta patologia.




A importância de realizar essa cirurgia vai além do âmbito estético, pois ela promove uma nova perspectiva possibilitando que o paciente realize tarefas do cotidiano que antes poderiam ser consideradas impossíveis. Ainda pode-se dizer que a cirurgia de correção dessas deformidades é essencial para que esse paciente venha a ter uma vida mais independente nas atividades diárias, social e profissional

http://tecnicasemortopedia.com.br/wp-content/uploads/2019/09/T%C3%A9cnicas-em-Ortopedia.-2018183-2-5.pdf


 Neste artigo o Dr. Celso Rizzi discorre sobre o uso das Hastes telescopadas no tratamento da Osteogenese Imperfeita.

http://www.ortopediabr.com.br/hastes-telescopadas-na-osteogenese-imperfeita/


Durante o workshop na AACD houve uma discussão de casos e demonstração do procedimento cirúrgico para a colocação das hastes telescópicas Fassier-Duval, consideradas hoje o tratamento ideal para crianças em fase de crescimento. As hastes foram desenvolvidas pelo Dr. François Fassier, do Shriners Hospital de Montreal, referência mundial no tratamento de Osteogênese Imperfeita, que percebeu a importância do desenvolvimento de uma tecnologia para as crianças com OI que diminuísse as taxas de reoperações e acompanhasse seu crescimento. Kathleen Montpetit, terapeuta que trabalha lado a lado com o Dr. Fassier no Shriners Hospital, também participou do evento, explicando as modalidades de fisioterapia e a importância da multidisciplinaridade no tratamento da doença.


https://www.terra.com.br/noticias/osteogenese-imperfeita-doenca-pouco-conhecida-e-uma-das-doencas-geneticas-mais-prevalentes,a8f8c1331c0ee0826cfb79023d41b7fdb8elifiz.html





Share this article :

0 Comments:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !










 
Copyright © 2011. ANOI - All Rights Reserved
Em desenvolvimen por: UPINF