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As Crianças de Ossos de Cristal na Escola

Written By Fatima Santos on quarta-feira, 1 de junho de 2016 | 06:01



Escola



Muita mãe tem nos procurado com receios de colar seus filhos (as) com OI na escola. Abaixo reenvio o relato do encontro que tivemos aqui no Rio de Janeiro. As crianças com OI não têm dificuldades intelectuais, portanto elas devem ir para escolas normais. Aqui estão algumas sugestões que permitirão uma melhor integração, na escola, das crianças com OI.


Muitas crianças com OI andam independentemente, com uma base larga (pernas bem separadas). Entretanto, elas freqüentemente têm fraturas, sofrem intervenções cirúrgicas etc., o que as força a usarem muletas, andadores e, algumas vezes, uma cadeira de rodas. A escola deve ser acessível a crianças deficientes. A escola deve também ter rampas de acesso, banheiros acessíveis, mesa e cadeiras móveis e uma cadeira de rodas para um caso de emergência.A escola deve der um plano de evacuação de emergência adaptado para crianças deficientes em caso de fogo.

 

 Lembro as mães que devem incluir as seguintes informações para ajudar na inclusão das pessoas com OI na escola.

1- A OI não causa déficit intelectual.

2- A escola pode necessitar  de ser adaptada para a criança com OI

3- A criança com OI tem a mesma necessidade para o desenvolvimento intelectual e da interação social com outros alunos. 

Algumas crianças com O.I. carecem de estabilidade (equilíbrio) e precisam de uma melhor supervisão nos jardins da escola ou em superfícies molhadas.

Crianças com O.I. devem deixar a classe 5 minutos depois do fim da aula para evitar o tumulto.

Em educação física as crianças com O.I. não devem participar de nenhum esporte de impacto para evitar ferimentos. Contudo, a participação na educação física deve ser fortemente encorajada, respeitando-se, é claro, os limites das crianças.

O equipamento usado deve ser leve (como bolas, por exemplo). 

A criança deve parar quando estiver cansada.

A criança deve usar órteses (aparelhos ortopédicos) todo o tempo.



Outros elementos facilitadores da integração na escola:

- Carteira ajustáveis

- Cadeira de  rodas com uma prancha

- Tatame ou outro piso macio para período de descanso

- Banheiros adaptados





 Fátima Benincaza

Presidente da ABOI

2008/2009













 


 

 

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