\DAltimas not\EDcias :
Home » » História da Medicina Brasileira, a Osteogêneses Imperfeita foi amplamente tematizada

História da Medicina Brasileira, a Osteogêneses Imperfeita foi amplamente tematizada

Written By Fatima Santos on terça-feira, 14 de fevereiro de 2017 | 12:29




História da Medicina Brasileira, a Osteogêneses Imperfeita foi amplamente tematizada.




Pela primeira vez na história da Medicina Brasileira, a Osteogêneses Imperfeita foi amplamente tematizada. Isto aconteceu  no Simpósio ABOI/SOTES de Osteogêneses Imperfeita, no dia 13 de abril de 2002, durante o 5o Congresso Internacional de Osteoporose e Metabolismo Mineral SBOT, que em Vitória, no estado do Espírito Santo, de 11 a 13 de abril de 2002



A ABOI participou ativamente do Simpósio, apresentando aos médicos, portadores, pais e demais interessados, o quadro da O.I no país, de acordo com os dados obtidos nos dois últimos anos pela Associação.

Na ocasião, foi tratadas também questões apontadas pelos associados como fundamentais para uma reformulação do tratamento da OI, como as relações médico-paciente, o envelhecimento dos portadores, o tratamento com pamidronato e outros.

O Congresso e o Simpósio de Vitória foram um sucesso e a participação da ABOI foi importante  e significativa. Estiverem presentes, além do presidente da ABOI, Moacyr Oliveira Filho, o José Carlos Geraldo e a Fátima Benincaza, do Rio de Janeiro, a Célia Regina, de Fortaleza, a Leandra Certeza, de São Paulo, a Angela , do Paraná, e o Marcos de Santos (SP), além de vários portadores e familiares de Vitória.



Fátima Benincaza  e Leandra Certeza se encarregaram de associá-los à ABOI e anotar seus endereços. Estavam presentes também vários médicos com os quais temos contato e relações, como o dr. Santilli, o dr. Guarniero, a dra. Maria Lazaretti, da Escola Paulista de Medicina, o dr.João Barbosa, do Rio de Janeiro, e o dr. Juan Llerena, também do Rio de Janeiro, que está coordenando os Centros de Referência em OI pelo Instituto Fernandes Figueira. Além, é claro, do dr. Sérgio Ragi, de Vitória, nosso anfitrião e presidente do Congresso.



Apesar da ausência do dr. Glorieux, ele mandou uma conferência em vídeo sobre a experiência do Shriners com o pamidronato que foi exibida tanto no Congresso Médico, como no nosso Simpósio.


As fisioterapeutas Lígia e Anne, da AACD, também estavam presentes e fizeram uma bela e importante conferência sobre fisioterapia em OI.



 No nosso Simpósio,Moacyr, José Carlos, Fátima Benincaza, Leandra Certeza , Angela, Célia e o dr. João Barbosa Neto  falamos sobre todos os pontos previstos na pauta. Além disso, fizemos cópias do livrinho Como Viver com Ossos de Cristal e distribuímos para todos os participantes do Simpósio.


Ao final do encontro foi lida a Carta de Vitória que agora será encaminhada à imprensa e às autoridades.  Vários médicos nos procuraram demonstrando interesse em se integrar no projeto dos Centros de Referência e de fazer gestões junto ao Ministério da Saúde para ver se eles ampliam o número de Centros de Referência.



Em síntese, nossa participação foi importante e positiva e representou a estreia oficial da ABOI como uma entidade reconhecida nacionalmente e respeitada no meio médico. Foi uma vitória de todos nós.


 Agradecemos  aos que participarão e a todos os associados da ABOI que contribuíram com sugestões e com trabalho para que nossa representação no evento fosse tão positiva. Temos  certeza de que, a partir de agora, a ABOI está ainda mais forte, mais conhecida e, principalmente, mais respeitada em todo o país.


Share this article :

0 Comments:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !










 
Copyright © 2011. ANOI - All Rights Reserved
Em desenvolvimen por: UPINF