Últimas notícias :
Home » » 2º Fórum Se fosse com Você?

2º Fórum Se fosse com Você?

Written By Fatima Santos on domingo, 17 de novembro de 2019 | 14:31

2° Fórum "E se Fosse Com Você?"


Aconteceu no sábado dia 09/11 o  2° Fórum "E se Fosse Com Você?" no Instituto Fernandes Figueira - IFF . O evento foi organizado pelo Comitê Estadual de Defesa dos Direitos Humanos das Pessoas com Doenças Raras e pela Aliança Rara do RJ - ARAR. Os temas abordados e a roda de conversa proporcionaram momentos de reflexão, de aprendizagem e de propostas como: questões de inclusão,  passando pela necessidade de garantir o direito de ir e vir como prerrogativa para  exercitar direitos,  acesso à saúde,  à educação e  trabalho. 


 Foram apresentadas algumas estratégias a serem trabalhadas junto aos órgãos públicos. Tais como propor pontos de ônibus com elevação adequada para que o cadeirante tenha acesso como na plataforma do VLT. Trabalhar a questão da educação inclusiva no transporte por campanhas nas telas do metrô e ônibus.  Foi debatido a  necessidade de ampliação dos testes genéticos para poder haver um melhor aconselhamento e planejamento.


Ao final do fórum foi lançado o livro "Crianças e Adolescentes com Doenças Raras: narrativas e trajetórias de cuidado" organizado pela Martha Cristina Nunes Moreira, Marcos A. F. do Nascimento, Daniel de Souza Campos e Lidianne V. Albernaz. O livro tem um capítulo sobre a ANOI escrito pela Maria de Fátima Benincaza dos Santos,  presidente da associação.As associações presentes receberam um exemplar para que todos possam divulgar este trabalho e garantir que chegue a todos que precisam.





Luci Martins Presidente do Comitê Estadual de Defesa dos Direitos Humanos das Pessoas com Doenças Raras (CEDDHPDR/RJ) faz a  abertura do 2º Fórum deu as boas vindas, apresentou o secretário executivo  Rodrigo Miranda e a Vice-presidente  Fátima Benincaza presidente da ANOI que assume dando seguimento a gestão Sociedade Civil.


Fátima Benincaza faz uma apresentação do  CEDDHPDR/RJ , que foi criado por meio do decreto nº 46.253/2018, 28 de fevereiro de 2018. Abordou a sua criação, realizações e parcerias.

 

Raquel Boy (UERJ) Abordou os desafios nos cuidados de saúde das pessoas com doenças raras como fator emocionais:  o sofrimento de lidar com a criança doente , como o adoecimento de familiares - cuidadores. Como fator materiais: a perda de renda, indisponibilidade para trabalhar e aumento de gastos.


Edicléa Fernandes (UERJ) abordou os direitos à educação de qualidade os alunos com doenças raras.


Maria Clara Migowski (ACADIM) fez uma apresentação que abordou demandas do transporte para as  garantias de ida e vinda.



Florence Sznaideda casa de Inclusão mostrou as boas práticas para inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.



Márcia Florêncio - O Quão humano é o olhar pelos raros?




Roda de conversa com falas abertas, teve a Antília (IFF- FIOCRUZ)como moderadora.
























Martha Cristina (IFF- FIOCRUZ)uma das organizadores do  Livro Crianças e Adolescentes com Doenças Raras: Narrativas e trajetórias de cuidado.
















Share this article :

0 Comments:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

Seja bem vindo a nossa associação!        Cadastro no Menu--->

ANOI existe oficialmente desde maio de 2017, mas vem representando as pessoas com OI desde ano 1999 com a denominação de ABOI o que possibilitou ampliar a nossa participação em várias ações, em eventos e congressos de associações, tem atuado com muita freqüência em parceria com outras associações de pacientes com doenças raras. Ultimamente, a ANOI vem se fazendo presente em audiências públicas, Fóruns e Comitês levando aos legisladores o conhecimento sobre a OI e suas reivindicações. Tem como missão lutar pela melhoria da qualidade de vida das pessoas com Osteogênese Imperfeita, o que significa essencialmente, produzir e divulgar informação de qualidade sobre a doença e seu tratamento, além de organizar os interessados para uma luta bem direcionada por seus direitos de cidadão.

</!doctype>
 
Copyright © 2011. ANOI - All Rights Reserved
Em desenvolvimen por: UPINF