\DAltimas not\EDcias :
Home » » Fraturas

Fraturas

Written By Fatima Santos on quinta-feira, 1 de junho de 2017 | 04:51



Fonte:   http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/ferim.htm




1.9 - FRATURAS

FRATURA.gifHá dois tipos de fratura: a fechada, quando o osso se quebra mas a pele não é perfurada; e a exposta, quando o osso está quebrado e a pele é rompida.
Dor intensa e impossibilidade de movimentar a região são os principais sinais de fratura. Como proceder:
1 - imobilize o local da fratura e as articulações próximas, acima e abaixo da fratura;
2 - improvise telas com o material que estiver à mão: papelão, cabo de enxada, galhos de árvore, etc.; e
3 - transporte o acidentado para um Hospital.

1.9.1 - FRATURAS DE PERNA

Fratura de pernaA imobilização provisória de fratura de perna deve ser feita como indicado na figura ao lado. Enrolar as pontas de um cobertor ou lençol sobre duas tábuas, formando uma espécie de tipóia onde repousará a perna fraturada. Fixar, então, com gravatas, meias ou tiras de pano.

1.9.2 - FRATURA DE FÊMUR

Fratura de fêmurA imobilização provisória de fratura de fêmur é mostrada na figura ao lado. Enquanto alguém puxa o pé para baixo, o socorrista coloca uma tábua acolchoada comprida sobre o lado externo da coxa e do tronco, e outra, mais curta, do lado interno da perna e da coxa. Fixá-las com ataduras, gravatas ou tiras de pano.

1.9.3 - FRATURA DO BRAÇO

Fratura do braçoNa figura ao lado, à esquerda, vemos a imobilização provisória do braço (osso úmero) fraturado. Aplicar tala acolchoada com algodão, de cada lado do braço fraturado. Colocar uma tipóia estreita para sustentar o pulso, e fixar ao corpo o braço acidentado.
Na figura da direita, vemos a imobilização provisória de fratura de antebraço. As talas acolchoadas, que se fixam com atadura ou esparadrapo, são colocadas sobre a face anterior e posterior do antebraço. Manter em tipóia o antebraço, como na figura menor.

1.9.4 - FRATURA DA COLUNA

Fratura da colunaA figura ao lado mostra a imobilização provisória para fratura da coluna vertebral. Vê-se aí o acidentado fixado a um bom aparelho, fácil de improvisar com duas tábuas compridas e tres transversais, mais curtas.

1.9.5 - FRATURA DA BACIA

Fratura da baciaA imobilização provisória de fratura dos ossos da pelve é feita com ligaduras circulares, que se colocam bem justas desde a parte alta das coxas até a parte superior dos ossos dos quadris.
Para transportar o acidentado, não havendo padiola, será indispensável colocá-lo sobre uma tábua, uma porta ou uma escada acolchoada, fixando à mesma os membros inferiores e a pelve.

1.9.6 - FRATURA DO PESCOÇO

Fratura do pescoçoA figura ao lado mostra a forma de imobilizar o pescoço e a cabeça em caso de fratura da coluna cervical. Convém fazer uma ligadura alta do pescoço com toalhas dobradas. Podem conter pequenas talas, pedaços de madeira ou similar.
Pode-se também improvisar um colar cervical de papelão, (com a parte posterior mais alta do que a anterior) unido com fita adesiva e/ou amarrado com barbante.

1.9.7 - FRATURA DO QUEIXO

Fratura do queixoAs 3 figuras ao lado mostram a imobilização provisória para fratura do maxilar inferior (osso móvel do queixo). Consiste em manter ajustado o maxilar fraturado contra o superior.

1.9.8 - FRATURA DO DEDO

Fratura do dedoA imobilização provisória para fratura do dedo pode ser feita como mostrado na figura ao lado, usando-se um abaixa-língua de madeira ou outra tabuinha fina ou tira de papelão resistente, devidamente amarrado com uma atadura.






1.7 - CONTUSÕES E DISTENSÕES

São lesões provocadas por pancada ou torção, sem ferimento externo. O acidentado sente dor e o local fica inchado.
Como proceder:
1 - imobilize e deixe a parte afetada em repouso; e
2 - depois do segundo dia, use compressa de água quente, para apressar a cura.

1.8 - ENTORSE

É a torção de uma junta ou articulação, com ruptura parcial ou total dos ligamentos. Como proceder?
1 - trate como se fosse uma fratura;
2 - imobilize a parte afetada; e
3 - aplique gelo e compressas frias.

ENTORSE.gif
Fonte: http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/ferim.htm

Share this article :

0 Comments:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !










 
Copyright © 2011. ANOI - All Rights Reserved
Em desenvolvimen por: UPINF