chat

terça-feira, 7 de abril de 2020

Osteogênese Imperfeita e Coronavírus (COVID - 19) / 3


As pessoas com OI estão no grupo de risco?

Existem grupos específicos de pacientes que podem representar maior risco, devido a condições ou doenças pré-existentes e comorbidades associadas. Pessoas com OI podem fazer parte dos grupos de risco por apresentarem algumas delas também. Como por exemplo, ter diabetes, hipertensão arterial sistêmica, ter mais de 60 anos.


A OI não afeta o sistema imunológico em si!  No entanto, o tecido conjuntivo pulmonar é alterado em todos os tipos de OI.

A gravidade dos sintomas e o risco de problemas pulmonares aumentam em pessoas com baixa estatura, formato anormal do peito, cifoscoliose e fraturas vertebrais ou nas costelas.

Alguns pacientes podem ter alterações cardíacas, também pela OI, e teriam maior risco.

Em alguns países, eles colocaram especificamente a osteogênese imperfeita na lista oficial de "pacientes em risco".


Importante:
Informar-se através de fontes oficiais para saber das atualizações da epidemia/pandemia (Ministério da Saúde, ANVISA, por exemplo).

Ter cuidado com as “fakenews” (notícias falsas de internet).

Ficar atento aos sinais de seu corpo: febre, tosse, dor de garganta e dificuldade para respirar, perda do paladar ou de sentir odores, alterações intestinais.

Adotar hábitos saudáveis, como boa alimentação, ingestão de líquidos e sono noturno restaurador, que são fundamentais para manter a imunidade.

Aos adolescentes e jovens: não troquem a noite pelo dia na internet ou em redes sociais virtuais.

Se você está em quarentena em casa, crie uma rotina de atividades, utilize as redes sociais para apoio, lazer, exercícios físicos e respiratórios e mantenha sua saúde mental.


0 Comments:

Postar um comentário

Seja bem vindo a nossa associação!        Cadastro no Menu--->

ANOI existe oficialmente desde maio de 2017, mas vem representando as pessoas com OI desde ano 1999 com a denominação de ABOI o que possibilitou ampliar a nossa participação em várias ações, em eventos e congressos de associações, tem atuado com muita freqüência em parceria com outras associações de pacientes com doenças raras. Ultimamente, a ANOI vem se fazendo presente em audiências públicas, Fóruns e Comitês levando aos legisladores o conhecimento sobre a OI e suas reivindicações. Tem como missão lutar pela melhoria da qualidade de vida das pessoas com Osteogênese Imperfeita, o que significa essencialmente, produzir e divulgar informação de qualidade sobre a doença e seu tratamento, além de organizar os interessados para uma luta bem direcionada por seus direitos de cidadão.