\DAltimas not\EDcias :
Home » » Protocolo do Ácido Zolendronato

Protocolo do Ácido Zolendronato

Written By Fatima Santos on quinta-feira, 18 de novembro de 2021 | 05:29

 Desde 1987, vários médicos investigadores começaram a tratar um pequeno número de doentes pediátricos com OI recorrendo aos bifosfonatos. Desde então, vários têm sido os estudos com diferentes bifosfonatos e em diferentes vias de administração (oral ou endovenosa).

  Os bifosfonatos, embora não sejam uma terapêutica curativa, demonstram, em geral, um efeito positivo no estado do doente, visível através da clínica, radiologia, densitometria e histologia óssea: sensação de bem-estar, alívio da dor músculosquelética, aumento da força muscular e da mobilidade, redução do número de fraturas, aumento da DMO, aumento da altura e melhoria da forma dos corpos vertebrais colapsados, aumento da espessura cortical e do volume de osso trabecular dos ossos longos.

 Temos acompanhado os relatos de médicos e, também dos familiares de pacientes, em sua maioria crianças, sobre os resultados positivos que a utilização deste medicamento tem proporcionado, principalmente quanto à dosagem, frequência de administração e duração de internação para a infusão do mesmo.

 O ácido zoledrónico, foi indicado recentemente no tratamento da osteogênese Imperfeita e tem uma potência superior e eficácia mais duradoura na supressão da remodelação óssea do que os restantes bifosfonatos, necessitando de um menor número de infusões, reduzindo a necessidade de hospitalizações para apenas duas por ano, comparativamente aos 3 dias de internação de 4 em 4 meses com a terapêutica com pamidronato. Estas características associadas a uma administração mais cómoda com duração da infusão menor, entre 15 a 30 minutos, em um só dia, torna num aliado terapêutico relevante. Além de diminuir os custos hospitalares e os transtornos para os familiares e pacientes já que necessita apenas da aplicação por infusão por apenas 30 minutos.   

 As informações que nos chegam sobre o Zoledronato são muito promissoras quanto a sua eficácia, haja vista o espaçamento das infusões, um (1) dia a cada seis (6) meses, diminuindo o tempo de internações. Neste aspecto também podemos frisar que a diminuição das internações, também diminui o estresse nas crianças e, em seus familiares. 

Há também a que se levar em consideração a questão que o Zoledronato tem menos efeitos colaterais.

 Em anexo:

Endocrinologia Pediátrica: Diretriz para o uso de Bisfosfonato- Zoledrônico Ácido (zoledronato). 

file:///C:/Users/fatim/Downloads/Protocolo%20Zoledronato%20(5)%20(1).pdf


Zoledronato para Osteogênesis imperfecta: avaliação do perfil de segurança em crianças

file:///C:/Users/fatim/Downloads/[Journal%20of%20Pediatric%20Endocrinology%20and%20Metabolism]%20Zoledronate%20for%20Osteogenesis%20imperfecta%20evaluation%20of%20safety%20profile%20in%20children%20(6).pdf


I DISCUSSÃO CIENTÍFICA

file:///C:/Users/fatim/Downloads/zometa-h-c-336-ii-0031-epar-assessment-report-variation_en%20(5).pdf



Share this article :

0 Comments:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Copyright © 2011. ANOI - All Rights Reserved
Em desenvolvimen por: UPINF