\DAltimas not\EDcias :
Home » » Perda de audição pode ocorrer na OI

Perda de audição pode ocorrer na OI

Written By Fatima Santos on segunda-feira, 22 de setembro de 2025 | 13:14

Por que a osteogênese imperfeita pode causar perda de audição?

A OI é uma doença genética que afeta a produção do colágeno tipo I, um componente essencial para a formação dos ossos e tecidos conjuntivos, incluindo estruturas do ouvido. Isso pode levar a:

Ossos frágeis nos ouvidos: os três ossículos do ouvido médio (martelo, bigorna e estribo) podem sofrer fraturas ou má-formações.

Alterações nos ossos temporais: que envolvem a cóclea e estruturas auditivas internas.

Degeneração progressiva das estruturas auditivas: em especial, nos casos em que há desgaste com o tempo.

 

 Que tipo de perda auditiva pode ocorrer?

As pessoas com OI podem ter três tipos principais de perda auditiva:

1. Condutiva:

o Acontece quando há problema na transmissão do som do ouvido externo para o interno.

o Muito comum em jovens com OI, geralmente por anormalidades nos ossículos.

o Pode começar na adolescência ou juventude.

2. Sensorioneural:

o Atinge a cóclea ou o nervo auditivo.

o Mais comum com o envelhecimento ou como progressão da perda condutiva.

3. Mista:

o Combinação dos dois tipos anteriores.

o É comum nas formas mais graves ou nas fases mais avançadas da OI.


Frequência e idade de aparecimento

Cerca de 50% das pessoas com OI desenvolvem algum grau de perda auditiva ao longo da vida.

Pode começar já na infância ou adolescência, mas tende a piorar com a idade.

É mais comum nos tipos I e IV da OI.


Diagnóstico e acompanhamento

A perda auditiva deve ser monitorada com audiometria periódica, especialmente após os 10 anos de idade.

Exames de imagem como tomografia podem ser úteis para avaliar a estrutura dos ossos do ouvido.


Tratamento e reabilitação

Aparelhos auditivos: podem ajudar bastante nos casos condutivos e mistos.

Cirurgias: como a estapedectomia (troca do estribo por uma prótese) podem ser indicadas em alguns casos.

Implantes cocleares: são considerados nos casos graves de perda sensorioneural.

Fonoaudiologia: essencial para reabilitação auditiva e comunicação.


 Importância do acompanhamento multidisciplinar

Como a OI é uma condição sistêmica, o cuidado com a audição deve fazer parte do acompanhamento global do paciente, envolvendo:

Ortopedistas

Otorrinolaringologistas

Geneticistas

Fonoaudiólogos

Equipes de reabilitação

 

 ORIENTAÇÕES PARA ESCOLAS

1. Adaptações de comunicação

Posicionar a criança perto do professor, de preferência onde consiga ver a boca do docente (caso use leitura labial).

Falar de frente e de forma clara, com tom de voz natural (sem gritar).

Evitar falar de costas ou enquanto escreve no quadro.

Sempre confirmar se a criança entendeu as instruções.

Utilizar recursos visuais sempre que possível (quadros, cartazes, legendas, imagens).

2. Tecnologia assistiva

Verificar se a criança usa aparelho auditivo ou outro recurso (como FM, implante coclear) e garantir seu uso regular.

Oferecer espaço seguro para guardar e manusear os equipamentos, se necessário.

3.  Interação com colegas

Incentivar os colegas a olharem no rosto ao falar com a criança.

Promover dinâmicas em que todos aprendam sobre inclusão e empatia, sem focar apenas na deficiência.

Nunca permitir atitudes de exclusão ou preconceito.

4.  Adaptação pedagógica

Repetir instruções quando necessário.

Permitir tempo extra em avaliações.

Usar vídeos com legendas.

Planejar atividades em grupo respeitando a capacidade auditiva e física da criança.

5.  Prevenção de quedas e fraturas

A escola deve lembrar que a OI é uma condição óssea — além da audição, cuidados físicos são essenciais.

Evitar correria no ambiente escolar, garantir acesso com rampas, uso de cadeiras de rodas, se necessário.

Não levantar a criança pelos braços ou carregar sem orientação médica.


 ORIENTAÇÕES PARA FAMÍLIAS

1.  Acompanhar o uso do aparelho auditivo

Verificar se o equipamento está funcionando corretamente.

Estimular o uso diário e ensinar a criança a cuidar dele.

2.  Estimular a comunicação em casa

Conversar com clareza, de frente, com boa iluminação.

Utilizar recursos como mímicas, desenhos e escrita para reforçar a comunicação.

Ler junto com a criança e repetir palavras para ampliar o vocabulário.

3.  Promover autonomia

Ensinar a criança a avisar quando não entendeu algo.

Encorajar que peça ajuda quando necessário, seja com amigos, professores ou familiares.

4.  Acompanhamento com profissionais

Fonoaudiólogo: para acompanhar o desenvolvimento da linguagem e audição.

Otorrinolaringologista: para ajustes médicos e exames.

Psicólogo ou terapeuta ocupacional: se necessário, para trabalhar autoestima e sociabilidade.

5.  Informar a escola

Compartilhar laudos, orientações dos médicos e do fonoaudiólogo.

Manter diálogo contínuo com a equipe pedagógica, oferecendo sugestões e ouvindo o que observam no dia a dia.






Share this article :

0 Comments:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !










 
Copyright © 2011. ANOI - All Rights Reserved
Em desenvolvimen por: UPINF