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Exercite-se para ter ossos saudáveis

Written By Fatima Santos on segunda-feira, 16 de abril de 2018 | 13:01


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Exercite-se para ter ossos saudáveis
O exercício em qualquer idade é vital para os ossos saudáveis ​​e é essencial para a prevenção e tratamento da osteoporose. Exercício não só melhora a saúde óssea, mas também aumenta a força muscular, coordenação e equilíbrio e ajuda a melhorar a saúde geral.


Por que você tem que se exercitar?
Ossos, assim como os músculos, são tecidos vivos que respondem ao exercício e se tornam mais fortes. Em geral, mulheres e homens jovens que se exercitam regularmente atingem uma densidade óssea mais alta (o nível mais alto de força e consistência óssea) do que aqueles que não se exercitam.
O exercício físico nos permite manter a força muscular, a coordenação e o equilíbrio, o que, por sua vez, ajuda a prevenir quedas e fraturas. Isto é especialmente importante para os adultos mais velhos e para as pessoas que foram diagnosticadas com osteoporose.


O melhor exercício para fortalecer os ossos
O melhor exercício para os ossos é o que requer suportar o próprio peso. Este tipo de exercício faz um esforço para trabalhar contra a gravidade. Exemplos desses exercícios são: levantar pesos, caminhar, caminhar, correr, subir escadas, jogar tênis e dançar. Por outro lado, exercícios que não exigem o apoio do peso da pessoa são nadar e andar de bicicleta. Mesmo que esses exercícios ajudem a fortalecer e manter músculos fortes e reduzir o risco de doenças cardiovasculares, eles não são os mais eficazes no fortalecimento dos ossos.


Eficácia   Fortalecimento dos ossos.
Preste atenção ao seu corpo. Ao iniciar uma rotina de exercícios, você pode sentir dor e desconforto nos músculos, mas não deve ser muito doloroso ou durar mais de 48 horas. Se isso acontecer, você pode estar tentando muito e precisa diminuir a velocidade. Pare de se exercitar se sentir qualquer dor ou desconforto no peito e verifique com seu médico antes do próximo treino.
Se você tem osteoporose, é importante perguntar ao médico quais atividades são seguras para você. Se você tem baixa densidade óssea, os especialistas recomendam proteger a coluna e evitar exercícios ou atividades que causem flexão ou torção posterior. Além disso, você deve evitar fazer exercícios de alto impacto para reduzir o risco de fraturar um osso. Você também pode consultar com um especialista em exercício para ensinar-lhe como avançar adequadamente suas atividades, para alongar e fortalecer os músculos de forma segura, e corretos hábitos de má postura. Um especialista em exercício físico deve ter um diploma em fisiologia do exercício, educação física, fisioterapia ou uma especialidade similar. Certifique-se de perguntar se você está familiarizado com as necessidades especiais de pessoas com osteoporose.


Lembre-se de que o exercício é apenas parte de um regime para a prevenção ou tratamento da osteoporose. Como uma dieta rica em cálcio e vitamina D, o exercício ajuda a fortalecer os ossos em qualquer idade. Mas é possível que uma boa nutrição e exercícios não sejam suficientes para deter a perda de densidade óssea causada por condições médicas, menopausa ou certos hábitos, como o uso de tabaco e o consumo excessivo de álcool. É importante conversar com seu médico sobre a saúde de seus ossos. Pergunte se você é um candidato para um teste de densitometria óssea. Se a densitometria mostrar uma baixa densidade óssea, pergunte quais medicamentos podem ajudar a manter os ossos saudáveis ​​e combater a osteoporose.


Última revisão2015-05
Fonte:https://www.bones.nih.gov/health-info/bone/espanol/salud-hueso/bone-exercise-espanol






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