\DAltimas not\EDcias :
Home » » Como curar fraturas ósseas

Como curar fraturas ósseas

Written By Fatima Santos on sexta-feira, 29 de dezembro de 2017 | 05:36



Como Curar Fraturas Ósseas

Fonte: https://pt.wikihow.com/Curar-Fraturas-%C3%93sseas
Fraturas/ossos quebrados são um problema comum no mundo todo. Na verdade, pode-se esperar que uma pessoa comum que more em países desenvolvidos sofra uma média de duas fraturas ao longo da vida.[1] Somente no Brasil, acontecem 2,4 milhões de fraturas anualmente por conta da osteoporose.[2] A maioria das fraturas necessita de cuidados profissionais para que o osso se regenere adequadamente, mas há muitas coisas que se pode fazer para ajudar no processo de regeneração óssea.

Parte1
Indo ao hospital

  1. 1
    Vá ao médico imediatamente. Corra para o hospital mais próximo ou, se for necessário, chame uma ambulância caso tenha sofrido um trauma (queda ou acidente de carro) e esteja sentindo uma dor muito forte — principalmente se ela vier acompanhada de um estalo ou inchaço. Se algum osso importante quebrar, como um osso da perna ou do quadril, não coloque peso sobre ele. Chame alguém próximo que possa levá-lo até um hospital ou chame uma ambulância para vir pegá-lo.
    • Os sintomas e sinais mais comuns em caso de ossos quebrados incluem: dor intensa, uma deformação visível na articulação ou no osso, náusea, limitação dos movimentos, dormência ou formigamento, inchaço e hematomas.[3]
    • Para diagnosticar um osso quebrado e a gravidade da lesão, os médicos utilizam os seguintes meios: radiografia, ressonância magnética e tomografia computadorizada. Uma fratura pequena por estresse pode não aparecer no raio-X até que o inchaço relacionado diminua (depois de uma semana ou mais). O raio-X é usado com mais frequência no diagnóstico de fraturas traumáticas.
    • A probabilidade de cirurgia existe quando o osso quebrado trouxer complicações: múltiplos fragmentos, fratura exposta e/ou pedaços de osso desalinhados.[4]
  2. 2
    Ponha gesso ou tala. Antes que o osso fraturado possa ser engessado, às vezes é necessário reposicioná-lo ou endireitá-lo. Em muitos casos, o médico usa uma técnica simples chamada "redução", que implica em exercer tração na extremidade do osso para reposicioná-lo manualmente da melhor maneira.[5] Nas fraturas mais complicadas, pode ser necessário fazer uma cirurgia e é frequente a necessidade do uso de hastes, pinos de metal ou de outro dispositivo para dar suporte estrutural.
    • A imobilização com gesso é o tratamento mais comum em caso de fraturas ósseas.[6] Muitos ossos quebrados voltam ao normal rapidamente ao serem reposicionados, comprimidos e imobilizados da forma adequada. Geralmente, no início o médico coloca uma tala gessada, que é uma imobilização provisória. Depois de três a sete dias, a imobilização definitiva de gesso é colocada após o inchaço ter diminuído.
    • Há uma malha de algodão que fica em contato com a pele e depois é coberta com gesso. Ele precisa ser usado por quatro a doze semanas dependendo de qual osso foi fraturado e da gravidade da lesão.[7]
    • Outra opção é uma órtese funcional (como a bota ortopédica imobilizadora anatômica) no lugar do gesso — a escolha depende do tipo de fratura e do lugar do corpo onde ela ocorreu.
  3. 3
    Tome medicamentos. Um anti-inflamatório não esteroide (AINE) de venda livre, como o ibuprofeno, o naproxeno sódico ou a aspirina, pode ser uma solução rápida para ajudá-lo a lidar com a dor e a inflamação decorrentes de uma fratura óssea.[8] Saiba que esses medicamentos podem fazer mal para o estômago, os rins e o fígado, portanto é melhor não os usar por mais de duas semanas seguidas.
    • Pessoas menores de 18 anos não devem tomar aspirina, pois ela está associada à síndrome de Reye.
    • Outra alternativa é tomar analgésicos de venda liberada, como o paracetamol (Tylenol). Porém, não tome tal remédio junto com um anti-inflamatório sem antes falar com o médico.
    • O médico pode receitar medicamentos mais potentes durante o tempo que você estiver no hospital caso haja uma dor muito forte.

Parte2
Cuidando da fratura em casa

  1. 1
    Descanse a área lesionada e aplique gelo. Ao dar alta, o médico deve recomendar que você aplique gelo no local, mesmo com o gesso ou com uma tala, a fim de ajudar a diminuir o inchaço e a inflamação.[9] Dependendo do osso fraturado e da sua ocupação, provavelmente vai ser preciso tirar alguns dias de folga. Você pode ainda precisar de muletas ou de uma bengala para se apoiar.
    • Não é uma boa ideia ficar o tempo todo descansando na cama na maior parte dos casos de fraturas estabilizadas, pois alguns movimentos (mesmo que seja o das articulações em volta da lesão) são necessários para estimular o fluxo sanguíneo e o processo de cura.
    • O gelo deve ser aplicado de 15 a 20 minutos a cada duas ou três horas por dois dias. Depois, a frequência vai diminuindo conforme o inchaço e a dor forem passando. Nunca aplique gelo diretamente na pele; envolva-o primeiro em uma toalha fina.
  2. 2
    Ponha um pouco de peso no osso. Além de fazer alguns movimentos leves nas articulações em volta do osso quebrado, colocar um pouco de peso nele depois de uma semana pode ser benéfico, principalmente se for um osso importante da perna ou do quadril. Pergunte ao médico quando é possível começar a tomar essa atitude. A falta de atividade e imobilização completa, levando em conta o tempo gasto para a recuperação, pode induzir à perda de minerais dos ossos, o que é contraproducente para um osso quebrado que precisa recuperar a força.[10] Alguns movimentos e a sustentação de um pouco de peso atraem mais minerais para o osso, deixando-o mais forte e menos propenso a novas fraturas.
    • Há três etapas da consolidação do osso: a fase inflamatória (coágulos se formam nas duas extremidades do osso quebrado), a fase de reparação (células especializadas começam a formar um calo, que preenche os espaços deixados pela fratura) e a fase de remodelamento (o osso é formado e a fratura desaparece lentamente).[11]
    • Um osso quebrado pode levar de semanas a meses para se recuperar, dependendo da gravidade da lesão e do seu estado de saúde em geral. Apesar disso, a dor costuma passar antes da fratura ficar estável para que se volte às atividades habituais.
  3. 3
    Tome os cuidados necessários com o gesso. Não o deixe molhar, senão ele enfraquece e não serve mais como um suporte adequado para o osso fraturado.[12]Use um saco plástico para cobri-lo quando for tomar banho caso seja necessário. Se você estiver usando uma bota pneumática de compressão (geralmente recomendada em fraturas por estresse nos pés), a pressão deve sempre estar adequada.
    • Se o gesso provocar coceira na pele, não insira nenhum objeto nele, pois assim é possível que se forme uma ferida que pode infeccionar. Vá ao médico se o gesso ficar molhado, trincado, se exalar um mau odor ou se houver um líquido saindo dele.
    • Exercite as articulações que não estiverem engessadas (cotovelo, joelho, dedos das mãos e dos pés) para estimular a circulação sanguínea. O sangue leva oxigênio e nutrientes para os tecidos.
  4. 4
    Consuma os nutrientes necessários. Os ossos, assim como qualquer outro tecido do corpo, precisam de todos os nutrientes adequados a fim de ficarem devidamente colados. Uma alimentação balanceada e rica em minerais e vitaminas promove a regeneração do osso fraturado.[13] Prefira comer produtos frescos, grãos integrais, carnes magras e beba muita água e leite.
    • Minerais como o cálcio e o magnésio são importantes para o fortalecimento dos ossos. Alguns alimentos contendo esses nutrientes são: laticínios, tofu, feijão, brócolis, oleaginosas e sementes, sardinha e salmão.
    • Evite consumir coisas que possam dificultar a recuperação, como bebidas alcoólicas, refrigerantes, fast food e alimentos com muito açúcar refinado.
  5. 5
    Considere tomar suplementos. Embora seja melhor obter os nutrientes essenciais de uma dieta balanceada, a suplementação com vitaminas e sais minerais garante que se atenda às necessidades mais altas sem aumentar a ingestão de calorias. O aumento da ingestão de calorias associado à pouca atividade ocasiona ganho de peso, o que não é um resultado saudável após a cura da fratura.
    • O cálcio, o fósforo e o magnésio são os principais minerais encontrados nos ossos, portanto compre um suplemento que contenha os três. Por exemplo, adultos necessitam entre 1000 a 1200 mg de cálcio diariamente (dependendo da idade e do sexo), mas você pode necessitar um pouco mais devido à fratura. Consulte-se com um nutricionista.[14]
    • Outros minerais importantes a serem considerados são zinco, ferro, boro, cobre e silício.
    • As vitaminas mais importantes a serem consideradas são a vitamina K e a D. A vitamina D é crucial para a absorção dos minerais no intestino, e a pele a produz de graça quando exposta ao sol.[15] A vitamina K liga o cálcio aos ossos e estimula a formação de colágeno, o que auxilia na recuperação.

Parte3
Buscando a reabilitação

  1. 1
    Procure um fisioterapeuta. Quando o gesso for removido, você pode notar que a musculatura no local do osso quebrado parece enrugada e mais fraca. Se for o caso, é preciso considerar a ideia de fazer algum tipo de reabilitação. Um fisioterapeuta pode recomendar alongamentos, mobilização articular e exercícios de fortalecimento específicos para o seu caso.[16] As sessões costumam ocorrer de duas a três vezes por semana durante quatro a oito semanas para que se tenha um impacto positivo na região afetada. Geralmente o fisioterapeuta passa exercícios para você fazer em casa e assim não é preciso voltar muitas vezes ao consultório.
    • Se for preciso, o fisioterapeuta pode realizar a eletroterapia para contrair e fortalecer a musculatura enfraquecida.
    • Mesmo depois da remoção do gesso, você pode precisar limitar as atividades até que o osso fique sólido o bastante para retornar à rotina habitual.
  2. 2
    Procure um quiropraxista ou um ortopedista. Esses profissionais são especialistas no sistema locomotor e se concentram principalmente em restabelecer os movimentos e as funções normais das articulações, dos ossos e da musculatura.[17]A manipulação articular, ou ajuste, pode ser usada para alinhar ou reposicionar as articulações que ficaram deslocadas ou rígidas devido ao trauma que ocasionou a fratura do osso. Quando as articulações estão saudáveis, os ossos se movimentam e se recuperam de modo adequado.
    • De vez em quando, você pode escutar um "estalo" durante o ajuste, o que não tem nada a ver com o som de um osso quebrando.
    • Embora um único ajuste possa recuperar completamente a mobilidade da articulação, é mais provável que demore de três a cinco sessões para que se perceba um resultado significativo.
  3. 3
    Experimente acupuntura. A acupuntura envolve a aplicação de agulhas em pontos de energia específicos da pele e dos músculos no intuito de diminuir a dor e a inflamação (útil na fase aguda da fratura óssea) e estimular a cura.[18] A acupuntura não costuma ser recomendada em casos de fratura de ossos e deve somente ser empregada como uma segunda opção, mas há relatos que sugerem que ela possa estimular a cura nos diferentes tipos de lesões musculoesqueléticas. Vale a pena tentar se o seu orçamento permitir.
    • A acupuntura, com base nos princípios da medicina chinesa tradicional, reduz a dor e a inflamação por liberar várias substâncias, incluindo a endorfina e a serotonina.
    • Também se atribui a ela a capacidade de estimular o fluxo de energia, conhecido como chi, o que pode ser o segredo para promover a recuperação.
    • A acupuntura é praticada por diversos profissionais de saúde, incluindo médicos, quiropraxistas, fisioterapeutas e massagistas. Escolha o que você preferir, desde que ele tenha um certificado ou seja reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina.

Dicas

  • Não deixe de marcar consultas de acompanhamento para saber se o osso fraturado está se regenerando adequadamente e sempre fale com o médico se você estiver preocupado com alguma questão durante o processo.
  • Não fume, pois é comprovado que o cigarro dificulta a recuperação de ossos quebrados.[19]
  • A osteoporose aumenta muito o risco de fratura dos ossos dos membros superiores e inferiores, da bacia e da coluna.[20]
  • Limite os movimentos repetitivos, pois eles podem provocar fadiga e estresse nos músculos, levando a fraturas por estresse.
Share this article :

0 Comments:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !










 
Copyright © 2011. ANOI - All Rights Reserved
Em desenvolvimen por: UPINF