Buscando melhorar o nível de informação sobre a Osteogênese Imperfeita no estado da Bahia , no dia 13 de novembro de 2015, no período de 13:30 às 17:00 horas, no auditório do 4º andar localizado na Avenida Presidente Castelo Branco, 750 Ed.: Centralvalle – Vale de Nazaré- Salvador Bahia. Aconteceu o 1º encontro do Núcleo Bahia da Associação Brasileira de Osteogênese Imperfeita ( ABOI ).
Foi fundada, em dezembro de 1999, a Associação Brasileira de Osteogenesis lmperfecta -ABOI, resultado da união de portadores, familiares e médicos especialistas interessados.
A principal ação da ABOI foi conseguir junto ao Ministério da Saúde a criação de 15 Centros de Referencia no tratamento da Ol, distribuídos nas principais cidades do Brasil.
Atualmente, a ABOI vem priorizando a estruturação de núcleos da associação, nos estados, com o objetivo de melhorar o conhecimento da doença e o desenvolvimento de políticas públicas, em nível dos estados. Nesse sentido, convidamos a Dra Renata Maria Rabello da Silva Lago para fazer uma apresentação do Panorama do Centro de Referencia no tratamento da OI
A Dra Renata Maria Rabello da Silva Lago médica responsável pelo Centro de Referência apresentou o panorama atual no Centro de Referência, falou do tratamento, apresentou as dificuldades e após a apresentação respondeu as dúvidas dos presentes.
Dr. Antônio Luiz Gonçalves Brandão, especializado em ortopedia pediátrica, fez uma apresentação bem detalhada sobre a OI , origem, classificação e se deteve mais nos aspectos relativo as cirúrgicas ortopédicas de colocação de haste. Comentou em que situações devem ser realizadas, suas vantagens e restrições.
Conclusão: No encontro foi selado uma parceria fundamental para as pessoas com OI da Bahia. Todos os pacientes da Dra Renata serão encaminhados pra o tratamento ortopédico com o Dr. Antônio Gonçalves no Hospital da Irmã Dulce. É importante contar com um cirurgião que tem conhecimento sobre Osteogênese Imperfeito fazendo os procedimentos corretos.
O encontro contou com a participação de pessoas com OI, familiares e médicos . Contamos com o apoio dos colegas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Núcleo Rio de Janeiro da ABOI e da Associação dos Familiares, amigos e portadores de doenças graves (AFAG) .
0 Comments:
Speak up your mind
Tell us what you're thinking... !