\DAltimas not\EDcias :
Home » » Dicas de exercícios para cadeirantes

Dicas de exercícios para cadeirantes

Written By Fatima Santos on sexta-feira, 2 de outubro de 2015 | 10:31


blog-ladob


Dicas de exercícios para cadeirantes


Por Dra. Dariene Rodrigues


Seguem alguns exercícios, que se forem bem executados, poderão levar a diminuição da sobrecarga e das dores musculares das pessoas com deficiência física, que fazem o uso de cadeira de rodas. Os exercícios deverão ser realizados diariamente.Eles poderão ser realizados de forma ativa, pelo próprio indivíduo ou de forma assistida, ou seja, contando com a ajuda de um cuidador.
ladob-1
Objetivo: Diminuir a sobrecarga sobre os glúteos.
Posição: Sentado na cadeira de rodas, use os freios da cadeira de rodas (trave), apoie as mãos nas laterais do assento da cadeira de rodas.Realize a elevação do corpo para cima, procurando tirar o apoio dos glúteos do assento da cadeira de rodas. Mantenha a posição por cerca de pelo menos, 5 segundos.
Orientação: Faça 3 séries com 1 repetição cada.



ladob-2
Objetivo: Alongamento da coluna.
Posição: Sentado na cadeira de rodas, de frente para uma mesa alta,  use os freios (trave a cadeira), dobre o tronco (flexione a coluna) para frente, apoiando as mãos na mesa. Mantenha a posição por cerca de pelo menos, 20 segundos. Sinta alongar os músculos da coluna.
Orientação:Repita o movimento por pelo menos 3 vezes.

ladob-3
Objetivo: Alongamento da coluna.
Posição: Sentado na cadeira de rodas, use os freios (trave a cadeira de rodas), dobre o tronco (flexione a coluna) para frente, tentando encostar as mãos nos pés. Mantenha a posição por cerca de pelo menos, 20 segundos. Sinta alongar os músculos da coluna.
Orientação:Repita o movimento por pelo menos 3 vezes.

ladob-4
Objetivo: Alongamento lateral da coluna.
Posição: Sentado na cadeira de rodas, use os freios (trave a cadeira), dobre o tronco lateralmente (flexione lateralmente a coluna) para direita, tentando encostar no nos pés esquerdo. Mantenha a posição por cerca de pelo menos, 20 segundos. Sinta alongar os músculos laterias da coluna. Posteriomente, realize o mesmo movimento para esquerda, tentando encostar no pé direito. Também mantenha a posição por cerca de pelo menos, 20 segundos.
Orientação:Repita o movimento por pelo menos 3 vezes de cada lado.

ladob-5
Objetivo: Alongamento da cabeça e pescoço.
Posição: Sentado na cadeira de rodas, use os freios (trave a cadeira), mantenha os ombros alinhados, dobre (flexione) a cabeça e pescoço para frente e para trás, o máximo que conseguir e lentamente.Mantenha a posição por cerca de pelo menos, 5 segundos.
Orientação:Repita o movimento por pelo menos 2 séries de 10 repetições.

ladob-6
Objetivo: Alongamento da cabeça e pescoço.
Posição: Sentado na cadeira de rodas, use os freios (trave a cadeira), mantenha os ombros alinhados, dobre (flexione) a cabeça e pescoço para lateral direita, tentando encostar a cabeça no ombro direito, o máximo que conseguir e de forma lenta. Cuidado para não elevar o ombro do lado esquerdo na hora de realizar o movimento. Mantenha a posição por cerca de pelo menos, 5 segundos. Posteriormente, realize o movimento do lado oposto.
Orientação:Repita o movimento por pelo menos 2 séries de 10 repetições.

ladob-7
Objetivo: Alongamento da cabeça e pescoço.
Posição: Sentado na cadeira de rodas, use os freios (trave a cadeira), mantenha os ombros alinhados, gire a cabeça e pescoço para lateral direita, o máximo que conseguir e de forma lenta. Cuidado para não girar o tronco do lado esquerdo na hora de realizar o movimento. Mantenha a posição por cerca de pelo menos, 5 segundos. Posteriormente, realize o movimento do lado oposto.
Orientação:Repita o movimento por pelo menos 2 séries de 10 repetições.

ladob-8
Objetivo: Alongamento dos membros superiores.
Posição: Sentado na cadeira de rodas, use os freios (trave a cadeira), mantenha os ombros alinhados, mantenha o braço esquerdo reto e puxe contra o braço esquerdo, de forma lenta. Mantenha a posição por cerca de pelo menos, 20 segundos. Posteriormente, realize o movimento do lado oposto.
Orientação:Repita o movimento por pelo menos 3 vezes de cada lado.

ladob-9
Objetivo: Alongamento das pernas.
Posição: Sentado na cadeira de rodas, preferencialmente de costas para uma parede, use os freios da cadeira de rodas (trave), apoie as pernas sobre uma superfície reta, com apoio de travesseiro ou almofada sob os pés. Mantenha a posição por cerca de pelo menos, 20 minutos. Sinta alongar os músculos das pernas.
Orientação: Repita o movimento por pelo menos 2 vez.es ao dia
 Fonte: http://ladobmodainclusiva.com.br/blog/2015/09/28/dicas-de-exercicios-para-cadeirantes/

Você já conhece a  Loja Virtual: LADO B MODA INCLUSIVA?
Share this article :

0 Comments:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !










 
Copyright © 2011. ANOI - All Rights Reserved
Em desenvolvimen por: UPINF