Últimas notícias :
Home » » IV Congresso Brasileiro de Enfermagem em Genética e Genômica

IV Congresso Brasileiro de Enfermagem em Genética e Genômica

Written By Fatima Santos on terça-feira, 22 de maio de 2018 | 14:29




No  IV Congresso Brasileiro de Enfermagem em Genética e Genômica a Presidente da ANOI- Associação Nacional de Osteogênese Imperfeita fez uma apresentação sobre a Osteogênese Imperfeita  no Congresso de Enfermagem que aconteceu no dia 17 de maio na sessão: Atuação do enfermeiro junto as associações de pacientes e familiares.
Ficou muito claro apresentação,  que é muito importante o cuidado ao manipular um paciente com OI. Falou  da importância de estimular o bebe para sugar logo ao nascer, orientei o uso de travesseiros para segura-los,  falou que são bebes  bem especial dada as suas características mais primordiais que é a fragilidade óssea. 

Contou que a maior queixa dos familiares e da associação  é relacionada a esse aspecto e do pouco ou nenhum conhecimento de técnicas de punções venosas, menos dolorosas, que poderiam ser utilizadas nas internações para infusão de medicamentos. Falou também dos frequentes relatos de fraturas que ocorrem nessas internações.


É importante lembrar ao profissional de enfermagem que o familiar (pai, mãe, avós, irmãos) de um paciente de OI é na maioria das vezes, aquele que mais conhece sobre a doença, pois convive com ela há muito mais tempo. É a pessoa com bastante experiência e que merece ser ouvida, em determinadas situações, quanto às características da OI e pode ser de grande valia em muitas situações.


Como bem o disse Manoel Neri,
Presidente do Conselho Federal de Enfermagem, no site do COFEN “A Enfermagem é
a profissão do cuidado. É uma profissão elaborada, que envolve aspectos humanos,
técnicos e científicos. Os profissionais executam procedimentos complexos que
precisam ser apreendidos e muito bem treinados.”






No XXX Congresso Brasileiro de Genética Médica no dia 15 de maio teve uma manha que foi muito bem abordado os temas sobre a Osteogênese Imperfeita - OI



































Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

Seja bem vindo a nossa associação!        Use o Menu-->

ANOI existe oficialmente desde maio de 2017, mas vem representando as pessoas com OI desde ano 1999 com a denominação de ABOI o que possibilitou ampliar a nossa participação em várias ações, em eventos e congressos de associações, tem atuado com muita freqüência em parceria com outras associações de pacientes com doenças raras. Ultimamente, a ANOI vem se fazendo presente em audiências públicas, Fóruns e Comitês levando aos legisladores o conhecimento sobre a OI e suas reivindicações.

Tem como missão lutar pela melhoria da qualidade de vida das pessoas com Osteogênese Imperfeita, o que significa essencialmente, produzir e divulgar informação de qualidade sobre a doença e seu tratamento, além de organizar os interessados para uma luta bem direcionada por seus direitos de cidadão.

 
Copyright © 2011. ANOI - All Rights Reserved
Em desenvolvimen por: UPINF